GT1: Gestão e desenvolvimento regional sustentável
Coordenadores: Profa. Zenicleia de Deggeroni (UERGS) e Prof. Paulo Fassina (FAE)- zenicleiadeggerone@gmail.com
Ementa: objetiva debater as iniciativas dos atores sociais, organizacionais e individuais, públicos e privados, em termos de Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável. Busca-se entender as práticas, desafios, dificuldades e potenciais de mudança no comportamento das organizações: públicas, rurais, empresariais, e agroindustriais. Busca-se trabalhar com programas, projetos e outras experiências organizacionais que promovam o desenvolvimento regional sustentável. Deste modo, fazem parte deste debate: Técnicas de Planejamento e Gestão; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão da Qualidade e Produtividade; Gestão da Inovação Tecnológica; Planejamento Econômico e Financeiro de organizações; Planejamento Regional: Rural e Urbano; Desenvolvimento Social e Econômico; Turismo e Desenvolvimento Regional; Responsabilidade corporativa; Modelos organizacionais inovadores em termos de inclusão socioeconômica; Diálogos entre sociedade, governo e mercados; Experiências inovadoras de negócios; Gestão de custos; Contabilidade e planejamento tributário; Contabilidade aplicada ao terceiro setor; Governança corporativa; e Finanças empresariais.
GT 2: As novas tecnologias da informação e a tutela dos direitos fundamentais
Coordenadores: Profa. Camila Pannain (UNOESC) e Rodrigo Espiúca (FAE)
Novas tecnologias da informação e novas formas de organização do trabalho são acompanhadas por uma reestruturação dos processos de produção cultural refletindo nos processos de formação de seres humanos, o que tem consequências inegáveis sobre o Direito. Dentre tais tecnologias, destaca-se a internet, que removeu barreiras técnicas e institucionais para a disseminação e recepção da informação, o que fez surgirem circunstâncias sem precedentes, nas quais um balanceamento se faz necessário entre direitos fundamentais como a liberdade de expressão, a liberdade de informação, a livre iniciativa, a proteção de dados pessoais, a privacidade, dentre outros. Nesse sentido, o GT tem por objetivo a promoção de diálogos acerca do impacto das novas tecnologias informacionais sobre o Direito; da emergência e tutela jurídica de direitos fundamentais derivados da sociedade da informação bem como da regulação da internet no contexto brasileiro e internacional.
GT 3: Educação Latino-Americana:Redes de Conhecimento e Diálogo
Coordenadores: Profa. Neusa Andreolla (UERGS) e A Prof. Dr. Adriana Dickel (UPF)-
neusa-andreolla@uergs.edu.br
A revolução científico-tecnológica, dirigida pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), têm ocasionado transformações rápidas e profundas nas formas de produção da vida material e na produção e difusão do conhecimento. Nesse cenário, a produção/distribuição do conhecimento é fator crucial de desenvolvimento social e econômico e delineia o que vem sendo denominado por sociedade do conhecimento. Ao mesmo tempo, novas desigualdades são produzidas e alternativas de integração e solidariedade emergem do estabelecimento de redes e sistemas de colaboração e compartilhamento. Destaca-se, assim, a importância do diálogo entre diferentes instituições educacionais para a criação de um espaço cultural comum e para a circulação de informações que façam frente aos desafios colocados pelas novas formas assumidas pelo desenvolvimento capitalista em nível global, fortemente relacionadas à produção de conhecimento. Uma vez que os intelectuais da Educação na América Latina têm refletido sobre questões que se desdobram dessa problemática, o GT, fundamentado na dimensão coletiva da prática intelectual, tem por objetivo promover reflexões que levem em conta o intercâmbio científico e cultural tecido por esses intelectuais, dentro e fora de seus respectivos países, permitindo, assim, compreender as semelhanças e as diferenças que existem entre as ideias, projetos, diagnósticos e soluções que têm sido propostas para os diferentes contextos educacionais nacionais.
Em vista disso, busca-se refletir sobre as seguintes linhas temáticas:
• O papel das Universidades na produção do conhecimento na América Latina no atual contexto da globalização.
• A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento.
• Os aportes teóricos e metodológicos que estão sendo produzidos no campo educacional na América Latina.
• A ressignificação de experiências a partir das redes de poderes, saberes e fazeres.
GT 4: Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento
Coordenadores: Franclin Ferreira Wenceslau (UERGS) e Prof. Dr. Jefferson Marçal da Rocha (UNIPAMPA) - franclinwenceslau@gmail.com
Análise da sustentabilidade ambiental no ambiente urbano e rural, novas perspectivas da sustentabilidade, o papel do desenvolvimento como vetor de enfrentamento a crise ambiental, políticas públicas para o meio ambiente, estratégias de conservação ambiental, gestão socioambiental. Esse elenco de temas visa apoiar a discussão sobre crescimento econômico, equidade social e conservação ambiental.
GT 5: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional Sustentável
Coordenadores: Prof. Dr. Sílvia Santin Bordin (UERGS) e Ernane Pfüller (UERGS) –
ssbordin@gmail.com
Analisar a agricultura familiar como uma categoria de agricultores reconhecida oficialmente no Brasil da qual fazem parte grupos familiares que utilizam preponderantemente a mão de obra familiar. Por esta razão e por produzirem cerca de 80% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, tem papel fundamental no desenvolvimento regional sustentável. Produzindo em áreas pequenas e com mão de obra familiar, tem condições de trabalharem a terra com um cuidado maior com a natureza, respeitando os ciclos naturais e os serem vivos, produzindo alimentos de forma sustentável e assim podendo contribuir com o desenvolvimento regional.
GT 6: Agroecologia e Desenvolvimento Regional
Coordenador: Prof. Dr. Roberto Serena Fontaneli (UERGS) e Prof. Dr. Alfredo Castagmann (UFFS) roberto-fontaneli@uergs.edu.br
Propiciar trocas de experiência em agroecologia abordando seus diferentes estágio da arte. Discutir a estrutura dos sistemas agrícolas e a utilização dos recursos naturais; análise socioeconômica e ambiental da agricultura sustentável; energia na agricultura; manejo ecológico dos solos; manejo de plantas espontâneas; questões trofobióticas; manejo de pragas e doenças; manejo ecológico de culturas agrícolas; gestão e planejamento de estabelecimentos agrícolas familiares; agroecologia e a nova extensão rural brasileira; legislação para produção e comercialização de produtos orgânicos.
GT 7: Práticas e Experiências em Desenvolvimento Regional, Cooperativismo e Ações Sustentáveis nos Movimento Sociais
Coordenação: Fetraf, Sutraf e Prof. Dr. Emerson Neves da Silva (UFFS)- emerson.silva@uffs.edu.br
Esse espaço permitirá apresentar ações efetivas que envolveram e se desenvolveram junto aos Movimentos e Organizações Sociais. São aceitos trabalhos, discussões e troca de experiências que abordem os movimentos sociais como espaço educativo na formação da cidadania; a relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento; discussão sobre gênero e igualdade social; a atuação dos movimentos sociais na construção de politicas públicas; sucessão geracional e perspectivas de desenvolvimento no campo. Este Gruto de trabalho visa receber também trabalhos sobre cooperativismo popular; formas de expressão da economia solidária e gestão de empreendimentos econômicos solidários; análises sobre o cooperativismo tradicional e a organização do movimento cooperativista; Práticas cooperativas, associativistas, autogestionárias; Gestão democrática, Relações de poder e sucessão em organizações cooperativas; interfaces entre economia solidária e o desenvolvimento no território.
GT 8: Sustentabilidade dos Agroecossistemas
Coordenação: Prof. Dr. Altemir José Mossi (UFFS) – altemir.mossi@uffs.edu.br e Profa. Dra. Helen Treichel (UFFS)- helen.treichel@uffs.edu.br
Este espaço irá discutir temáticas que envolvem a produção sustentável nos agroecossistemas, desenvolvendo tecnologias agrícolas relacionadas com o manejo e tratos culturais, colheita e pós-colheita, visando inovações tecnológicas e sustentabilidade. Deverão ser debatidos ainda temas que busquem o desenvolvimento de processos tecnológicos para o aproveitamento de matéria-prima dos agroecossistemas, subprodutos ou resíduos agroindustriais, visando como resultado produtos com alto valor agregado, como por exemplo as agroenergias, e processos que propiciem a redução do impacto ambiental. Como eixos base deste grupo de trabalho podem ser citados os bioprocessos, tratamento de resíduos e aplicações em bioenergias, indicadores de sustentabilidade e o manejo sustentável dos sistemas agrícolas.
GT 9 : Memória, Patrimônio e Informação
Coord.: Henrique Trizzoto (Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font – Erechim) e prof. Dr. Thaís Janaina Wenczenovicz (UERGS) – thais-wenczenovica@uergs.edu.br
Esse grupo de trabalho oportuniza debates que circundam o universo da memória enquanto espaço de preservação e utilização historiográfica. Busca-se também analisar as relações entre o Memória (fenômeno cultural), o Patrimônio (valor simbólico) e a Informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Memória, patrimônio e informação: interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais. Insere-se também nesse eixo estudos sobre a relação entre os campos de conhecimento da Ciência da Informação e da Memória Social. Pesquisas transdisciplinares que envolvem conceitos, teorias e práticas do binômio ‘informação e memória’. Memória coletiva, coleções e colecionismo, discurso e memória. Representações sociais e conhecimento. Articulação entre arte, cultura, tecnologia, informação e memória, através de seus referenciais, na contemporaneidade. Preservação e virtualização da memória social.
Coordenadores: Profa. Zenicleia de Deggeroni (UERGS) e Prof. Paulo Fassina (FAE)- zenicleiadeggerone@gmail.com
Ementa: objetiva debater as iniciativas dos atores sociais, organizacionais e individuais, públicos e privados, em termos de Gestão e Desenvolvimento Regional Sustentável. Busca-se entender as práticas, desafios, dificuldades e potenciais de mudança no comportamento das organizações: públicas, rurais, empresariais, e agroindustriais. Busca-se trabalhar com programas, projetos e outras experiências organizacionais que promovam o desenvolvimento regional sustentável. Deste modo, fazem parte deste debate: Técnicas de Planejamento e Gestão; Gestão Estratégica de Pessoas; Gestão da Qualidade e Produtividade; Gestão da Inovação Tecnológica; Planejamento Econômico e Financeiro de organizações; Planejamento Regional: Rural e Urbano; Desenvolvimento Social e Econômico; Turismo e Desenvolvimento Regional; Responsabilidade corporativa; Modelos organizacionais inovadores em termos de inclusão socioeconômica; Diálogos entre sociedade, governo e mercados; Experiências inovadoras de negócios; Gestão de custos; Contabilidade e planejamento tributário; Contabilidade aplicada ao terceiro setor; Governança corporativa; e Finanças empresariais.
GT 2: As novas tecnologias da informação e a tutela dos direitos fundamentais
Coordenadores: Profa. Camila Pannain (UNOESC) e Rodrigo Espiúca (FAE)
Novas tecnologias da informação e novas formas de organização do trabalho são acompanhadas por uma reestruturação dos processos de produção cultural refletindo nos processos de formação de seres humanos, o que tem consequências inegáveis sobre o Direito. Dentre tais tecnologias, destaca-se a internet, que removeu barreiras técnicas e institucionais para a disseminação e recepção da informação, o que fez surgirem circunstâncias sem precedentes, nas quais um balanceamento se faz necessário entre direitos fundamentais como a liberdade de expressão, a liberdade de informação, a livre iniciativa, a proteção de dados pessoais, a privacidade, dentre outros. Nesse sentido, o GT tem por objetivo a promoção de diálogos acerca do impacto das novas tecnologias informacionais sobre o Direito; da emergência e tutela jurídica de direitos fundamentais derivados da sociedade da informação bem como da regulação da internet no contexto brasileiro e internacional.
GT 3: Educação Latino-Americana:Redes de Conhecimento e Diálogo
Coordenadores: Profa. Neusa Andreolla (UERGS) e A Prof. Dr. Adriana Dickel (UPF)-
neusa-andreolla@uergs.edu.br
A revolução científico-tecnológica, dirigida pelas novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), têm ocasionado transformações rápidas e profundas nas formas de produção da vida material e na produção e difusão do conhecimento. Nesse cenário, a produção/distribuição do conhecimento é fator crucial de desenvolvimento social e econômico e delineia o que vem sendo denominado por sociedade do conhecimento. Ao mesmo tempo, novas desigualdades são produzidas e alternativas de integração e solidariedade emergem do estabelecimento de redes e sistemas de colaboração e compartilhamento. Destaca-se, assim, a importância do diálogo entre diferentes instituições educacionais para a criação de um espaço cultural comum e para a circulação de informações que façam frente aos desafios colocados pelas novas formas assumidas pelo desenvolvimento capitalista em nível global, fortemente relacionadas à produção de conhecimento. Uma vez que os intelectuais da Educação na América Latina têm refletido sobre questões que se desdobram dessa problemática, o GT, fundamentado na dimensão coletiva da prática intelectual, tem por objetivo promover reflexões que levem em conta o intercâmbio científico e cultural tecido por esses intelectuais, dentro e fora de seus respectivos países, permitindo, assim, compreender as semelhanças e as diferenças que existem entre as ideias, projetos, diagnósticos e soluções que têm sido propostas para os diferentes contextos educacionais nacionais.
Em vista disso, busca-se refletir sobre as seguintes linhas temáticas:
• O papel das Universidades na produção do conhecimento na América Latina no atual contexto da globalização.
• A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade nas diferentes áreas do conhecimento.
• Os aportes teóricos e metodológicos que estão sendo produzidos no campo educacional na América Latina.
• A ressignificação de experiências a partir das redes de poderes, saberes e fazeres.
GT 4: Sustentabilidade Ambiental e Desenvolvimento
Coordenadores: Franclin Ferreira Wenceslau (UERGS) e Prof. Dr. Jefferson Marçal da Rocha (UNIPAMPA) - franclinwenceslau@gmail.com
Análise da sustentabilidade ambiental no ambiente urbano e rural, novas perspectivas da sustentabilidade, o papel do desenvolvimento como vetor de enfrentamento a crise ambiental, políticas públicas para o meio ambiente, estratégias de conservação ambiental, gestão socioambiental. Esse elenco de temas visa apoiar a discussão sobre crescimento econômico, equidade social e conservação ambiental.
GT 5: Agricultura Familiar e Desenvolvimento Regional Sustentável
Coordenadores: Prof. Dr. Sílvia Santin Bordin (UERGS) e Ernane Pfüller (UERGS) –
ssbordin@gmail.com
Analisar a agricultura familiar como uma categoria de agricultores reconhecida oficialmente no Brasil da qual fazem parte grupos familiares que utilizam preponderantemente a mão de obra familiar. Por esta razão e por produzirem cerca de 80% dos alimentos consumidos pelos brasileiros, tem papel fundamental no desenvolvimento regional sustentável. Produzindo em áreas pequenas e com mão de obra familiar, tem condições de trabalharem a terra com um cuidado maior com a natureza, respeitando os ciclos naturais e os serem vivos, produzindo alimentos de forma sustentável e assim podendo contribuir com o desenvolvimento regional.
GT 6: Agroecologia e Desenvolvimento Regional
Coordenador: Prof. Dr. Roberto Serena Fontaneli (UERGS) e Prof. Dr. Alfredo Castagmann (UFFS) roberto-fontaneli@uergs.edu.br
Propiciar trocas de experiência em agroecologia abordando seus diferentes estágio da arte. Discutir a estrutura dos sistemas agrícolas e a utilização dos recursos naturais; análise socioeconômica e ambiental da agricultura sustentável; energia na agricultura; manejo ecológico dos solos; manejo de plantas espontâneas; questões trofobióticas; manejo de pragas e doenças; manejo ecológico de culturas agrícolas; gestão e planejamento de estabelecimentos agrícolas familiares; agroecologia e a nova extensão rural brasileira; legislação para produção e comercialização de produtos orgânicos.
GT 7: Práticas e Experiências em Desenvolvimento Regional, Cooperativismo e Ações Sustentáveis nos Movimento Sociais
Coordenação: Fetraf, Sutraf e Prof. Dr. Emerson Neves da Silva (UFFS)- emerson.silva@uffs.edu.br
Esse espaço permitirá apresentar ações efetivas que envolveram e se desenvolveram junto aos Movimentos e Organizações Sociais. São aceitos trabalhos, discussões e troca de experiências que abordem os movimentos sociais como espaço educativo na formação da cidadania; a relação entre poder e saber no processo de construção e apropriação do conhecimento; discussão sobre gênero e igualdade social; a atuação dos movimentos sociais na construção de politicas públicas; sucessão geracional e perspectivas de desenvolvimento no campo. Este Gruto de trabalho visa receber também trabalhos sobre cooperativismo popular; formas de expressão da economia solidária e gestão de empreendimentos econômicos solidários; análises sobre o cooperativismo tradicional e a organização do movimento cooperativista; Práticas cooperativas, associativistas, autogestionárias; Gestão democrática, Relações de poder e sucessão em organizações cooperativas; interfaces entre economia solidária e o desenvolvimento no território.
GT 8: Sustentabilidade dos Agroecossistemas
Coordenação: Prof. Dr. Altemir José Mossi (UFFS) – altemir.mossi@uffs.edu.br e Profa. Dra. Helen Treichel (UFFS)- helen.treichel@uffs.edu.br
Este espaço irá discutir temáticas que envolvem a produção sustentável nos agroecossistemas, desenvolvendo tecnologias agrícolas relacionadas com o manejo e tratos culturais, colheita e pós-colheita, visando inovações tecnológicas e sustentabilidade. Deverão ser debatidos ainda temas que busquem o desenvolvimento de processos tecnológicos para o aproveitamento de matéria-prima dos agroecossistemas, subprodutos ou resíduos agroindustriais, visando como resultado produtos com alto valor agregado, como por exemplo as agroenergias, e processos que propiciem a redução do impacto ambiental. Como eixos base deste grupo de trabalho podem ser citados os bioprocessos, tratamento de resíduos e aplicações em bioenergias, indicadores de sustentabilidade e o manejo sustentável dos sistemas agrícolas.
GT 9 : Memória, Patrimônio e Informação
Coord.: Henrique Trizzoto (Arquivo Histórico Juarez Miguel Illa Font – Erechim) e prof. Dr. Thaís Janaina Wenczenovicz (UERGS) – thais-wenczenovica@uergs.edu.br
Esse grupo de trabalho oportuniza debates que circundam o universo da memória enquanto espaço de preservação e utilização historiográfica. Busca-se também analisar as relações entre o Memória (fenômeno cultural), o Patrimônio (valor simbólico) e a Informação (processo), sob múltiplas perspectivas teóricas e práticas de análise. Memória, patrimônio e informação: interações e representações. Patrimônio musealizado: aspectos informacionais e comunicacionais. Insere-se também nesse eixo estudos sobre a relação entre os campos de conhecimento da Ciência da Informação e da Memória Social. Pesquisas transdisciplinares que envolvem conceitos, teorias e práticas do binômio ‘informação e memória’. Memória coletiva, coleções e colecionismo, discurso e memória. Representações sociais e conhecimento. Articulação entre arte, cultura, tecnologia, informação e memória, através de seus referenciais, na contemporaneidade. Preservação e virtualização da memória social.
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