ARTIGO EM FORMATO.DOC
Submeta seu artigo em
formato.doc, sem identificação de autoria para o email dos Coordenadores de GT
a qual houve a apresentação de seu trabalho. No assunto do email informar o
Título do Artigo
PRAZO: 06/11/2015 até às
23:59.
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Título (e subtítulo, se
houver) em português e inglês, mesmo que o artigo seja escrito em inglês ou
espanhol: título e subtítulo devem estar em negrito, centralizados e em letras
caixa-alta. Devem figurar na página de abertura do texto, separados por dois-pontos.
Resumo em português:
redigido em um único parágrafo, com extensão de 150 a 250 palavras, sem siglas
ou abreviaturas e parágrafos. Deve conter objetivos, métodos e principais
resultados.
Palavras-chave: palavras ou
expressões que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a
5 palavras ou expressões); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da
expressão "Palavras-chave".
Abstract: versão do resumo
na língua inglesa. Deve ter as mesmas características do resumo, sem siglas ou
abreviaturas.
Key words: palavras, em
inglês, que representam os principais assuntos tratados no texto (entre 3 a 5
palavras); devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Key
words.
TEXTO
Redação: Deve estar de
acordo com as regras do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
Introdução: Deve descrever,
com precisão e clareza: (1) o tema central do artigo; (2) uma breve síntese de
outras pesquisas e esclarecer quais teses conhecidas estão sendo refutadas,
atualizadas, ou refinadas; (3) a orientação teórica do texto; (4) os métodos e
técnicas de pesquisa empregados; (4) as principais hipóteses do artigo; (5) os
principais resultados que serão explicados no desenvolvimento.
Desenvolvimento: Deve
apresentar consistente discussão da literatura nacional e estrangeira envolvida
com o tema. Deve apresentar consistente que justificação das hipóteses básicas.
Deve apresentar consistente formulação das teses inovadoras do artigo. Deve
conter subdivisões em títulos e subtítulos, de modo a garantir a boa
compreensão de temas e subtemas afins. Deve ser uma argumentação ordenada e
detida no objeto principal do texto.
Conclusão: Deve ser conciso.
Deve demonstrar, claramente, porque os objetivos foram alcançados que quais são
as conclusões. Deve ser coerente com a fundamentação apresentada no
desenvolvimento. Não deve ter citações.
Rodapé: Não confundir as
“notas de rodapé” com as referências bibliográficas completas, que devem ser
listadas ao final do artigo. No rodapé das páginas o autor colocará suas notas
de referências e eventuais notas explicativas. Essas notas devem ser numeradas
sequencialmente e apresentadas nas respectivas páginas em que forem citadas.
Lista de referências: deve
ser colocada ao final do trabalho, classificada em ordem alfabética pelo
sobrenome do autor, com alinhamento à margem esquerda, entrelinhas simples e
espaçamento simples entre elas. Devem constar dessa lista apenas os títulos
citados no texto. A NBR 10520 define que se deve utilizar o sistema autor-data
para as citações no texto e o sistema numérico, em rodapé, deve ser reservado
para notas explicativas. O sistema numérico não pode ser usado
concomitantemente para notas de referência e para notas explicativas.
Citações: As citações devem
seguir o sistema de chamada autor-data (NBR 10520, ABNT, 2002). Esse método
deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua
correlação na lista de referências, ao final do artigo. O sistema numérico de
citações não deve ser utilizado quando há notas de rodapé (NBR 10520, item
6.2.1). As citações literais curtas, que apresentam até três linhas, devem
fazer parte do corpo do texto entre aspas; as literais longas são apresentadas
em recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10, entrelinhas simples, sem aspas.
Bibliografia: Deve ser
consistente e, preferencialmente, evidenciar o posicionamento da literatura
internacional.
FORMATAÇÃO
Editor de texto: Word
Folha: formato A4, posição
vertical.
Margens: superior e esquerda
3 cm; inferior e direita 2 cm.
Entradas de parágrafo: 1,25
cm, a partir da margem.
Espaçamento entrelinhas: 1,5
cm
Espaçamento antes e depois:
0 pt
Fonte para texto de
introdução, desenvolvimento e conclusão: Times New Roman, tamanho 12
Fonte para ilustrações,
tabelas, notas e citações diretas em recuo: Times New Roman, tamanho 10.
Justificação: Todo o texto
deve ser justificado, exceto as referências.
As palavras em língua
estrangeira: devem estar em itálico.
*Títulos do texto: devem ser
escritos sem siglas ou abreviações, apresentando a fonte de referência em
tamanho 12 e entrelinhas simples.
*Títulos de tabelas e
ilustrações: Sem siglas e abreviações, com a mesma fonte utilizada para o texto
da tabela e entrelinhas simples.
Símbolos e fórmulas
matemáticas: devem ser elaborados em software que possibilite a formatação para
o programa In Design, sem perda de suas formas originais.
*Tabelas e ilustrações: Se
houver fotografias, mapas, gráficos, quadros, fluxogramas, organogramas,
diagramas, esquemas, entre outras, é necessário que os arquivos originais sejam
enviados, também, em arquivo digital, separadamente. As ilustrações e tabelas
devem ser numeradas de acordo com suas respectivas referências no corpo do
texto. Todas as tabelas e ilustrações devem apresentar a fonte de origem dos dados.
Imagens digitalizadas: devem
apresentar resolução de 300 dpi.
* Os melhores Artigos poderão compor
publicação digital.
0 comentários:
Postar um comentário